Confraria do Lúpulo

Beba com Informação

Sobre

Acredito que a cerveja, além das propriedades mais conhecidas, possui uma característica ímpar. Televisão, smartphone, carro, TV por assinatura, entre outros somente fazem as pessoas ficarem mais distantes umas das outras. Cada um de olhos vidrados em suas telinhas ou espremido dentro de sua cápsula de metal. Poucas coisas feitas pelo homem possuem a grande qualidade de AGREGAR.

A cerveja permite que as pessoas se aproximem, troquem palavras e ideias, sentem entorno de uma mesa, se olhem nos olhos, e principalmente, convivam.

Neste contexto, nasce o Confraria do Lúpulo. No início, Luiz Bento e eu (Breno Souza), amigos de faculdade, sempre tomávamos nossa cerveja em festas pela vida. Porém, ao me casar, além da minha digníssima esposa, ganhei também uma cunhada e um cunhado (Flávio Faccini) gente boníssimas.

Posteriormente, viemos todos a nos tornar vizinhos. Flávio sempre prendado no que se refere à culinária, teve a bendita ideia de comprar um Kit para produção de cerveja artesanal. Portanto, começa aí nosso interesse mais rebuscado pela cerveja. Agora não bastava termos dinheiro para comprarmos cervejas boas, queríamos produzir a NOSSA cerveja boa.

Em volta do fogão, com o lúpulo separado, a água já fervendo, aquele aroma característico no ar e aquela poeira subindo de dentro do panelão quando acomodávamos malte, nossa amizade se renovou e uma paixão em comum, que nos desculpem nossas pacientes esposas, surgiu.

Acredito que o sinergismo de dois biólogos e um designer ainda vai gerar muitas histórias nessa  empreitada no mundo da cerveja e do Homebrew. Se quiser acompanhar essa evolução e por vezes dar pitacos nas nossas preparações de cerveja, juntem-se a nós.

Ah! E sem deixar de esquecer que também vamos adentrar no mundo da ciência por trás da produção de cerveja e discutirmos artigos científicos sobre o tema. Não podemos fugir das nossas raízes!

5 comentários em “Sobre

  1. Leandra Carneiro
    27 de abril de 2013

    Se possível, deixem o rss completa, assim posso enviar a matéria completa aos meus amigos quando recebo por feed.

    • Luiz Bento
      28 de abril de 2013

      Olá Leandra, obrigado pela dica. Já alterei o feed. Se não aparecer o texto completo por aí é só adicionar de novo o feed ao seu leitor de RSS favorito!

  2. Milena Nascimento Bento
    29 de abril de 2013

    Nossa, que bonito Breno!!! Falando pelas pacientes esposas, aceitamos dividir vocês com a cerveja, contanto que fique boa!!! Hehe! E tem ficado!!! 🙂
    Parabéns pelo blog! Tá muito legal!
    Beijos

  3. Marcus Fontana
    30 de outubro de 2013

    Estou começando a estudar e pesquisar a respeito da produção caseira de cerveja, primeiro porque adoro cerveja artesanal e depois graças a um livro chamado HOME BREW BEER do autor Greg Hughes. Gostaria, se possível, de informações sobre onde encontrar os ingredientes como lúpulo, maltes,etc. Estou em São Paulo mas qualquer informação ajuda.
    Grato

    • Luiz Bento
      13 de novembro de 2013

      Olá Marcus,
      Somos do Rio de Janeiro, então a única dica que podemos dar é de lojas pela internet. Recomendamos a WE e a Malte e Cia.
      Uma boa maneira de conhecer lojas locais e mais dicas é procurar a AcervA do seu estado. Com certeza é melhor procurar a ajuda de quem já faz e está perto de você.
      Abraços.

Deixe um comentário

Fazemos parte

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.