Confraria do Lúpulo

Beba com Informação

Documentário cervejeiro: “Craft Beer – A Hopumentary”

Uma das características mais legais da recente revolução do mercado cervejeiro mundial é como ele pode afetar a economia e cultura local. Este ponto é muito bem explicado no documentário “Craft Beer – A Hopumentary”, de Jeremy Willians. O filme trata da cena norte-americana, onde não só cervejarias, mas brewpubs e comércios locais focados em cervejas especiais prosperam mesmo com uma economia em crise. O documentário só está disponível em inglês e vale os 14:31 do seu tempo.

A entrevista com o Ron Lindenbusch, da Lagunitas Brewing Company foca nos números do mercado cervejeiro e uma das informações mais interessantes é a quantidade de cervejarias nos EUA do século XIX até hoje. O gráfico abaixo mostra bem a mudança e as grandes crises causadas pela lei seca e posteriormente pela dominância das mega cervejarias.

Segundo o autor do gráfico, o retorno da produção de cervejas artesanais (craft beer) ocorreu principalmente pela legalização da produção caseira e diminuição das taxas sobre o produto, algo que ainda está um pouco atrasado aqui no Brasil. Enquanto nossas leis olharem para a cerveja artesanal como um problema de saúde e não como uma mercadoria com valor econômico e cultural ainda andaremos em passos mais lentos.

Número de cervejarias nos EUA ao longo do tempo

Número de cervejarias nos EUA ao longo do tempo

Anúncios

Sobre Luiz Bento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 9 de janeiro de 2014 por em Mercado.

Atualizações Twitter

  • A partir da semana que vem um dos nossos confrades vai lançar uma cerveja comercialmente. O que acha de uma... fb.me/80GdWuXpz 1 year ago
  • [Novo post] Aprecia uma cerveja com gosto de madeira? Sabia que podemos envelhecer algumas cervejas e elas podem... fb.me/vqKfTKwt 1 year ago
wordpress hit counter

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.