Confraria do Lúpulo

Beba com Informação

Festival da Cerveja de Puerto Varas

O post abaixo é de autoria do nosso colega cervejeiro Marcel Cunha. Ele é microbiólogo e trabalha com fungos, o que é ótimo para um cervejeiro caseiro. Já fizemos uma cerveja juntos, a AB+, que fez bastante sucesso no Segundo Festival Carioca de Cerveja Artesanal. Com certeza outras virão! Boa leitura!

Luiz Bento

Festival de cerveja em Puerto Varas

A Fiesta de la Cerveza de Puerto Varas começou dia 8 de novembro, mas era para ter início ainda em outubro, como parte das festividades locais de Oktoberfest. Por um problema de espaço e instalação da tenda do festival numa rua teve que ser adiado. Sorte minha chegar na cidade bem no dia da festa.

Puerto Varas fica na região dos lagos chilenos, que recebeu uma forte imigração alemã entre 1895 e 1914, ainda perceptível no povo, na culinária atual, e nas cervejas produzidas e expostas no festival.

Cerca de 20 cervejarias estavam presentes, todas microcervejarias da região dos lagos chilenos e Santiago, além de barracas que vendiam linguiças temperadas no pão (choripan, delicioso) com chucrute e churrasco. O festival ainda contava com shows musicais e apresentações da cultura alemã.

Mas vamos ao que interessa: As cervejas estavam boas, mas não variavam muito em estilo, nem em teor alcóolico.  Muitas lagers, pale ales e stouts com, em média, 5% ABV. A exceção ficou com uma bela barley wine da cervejaria “Trilogia del Sud”,  super maltada e com 11% ABV que combinavam bem com o frio chileno.

Cervejas de frutas da cervejaria “Monte Verde” faziam um sucesso à parte, com sabores de framboesa, amora e chocolate com laranja, foi um dos stands mais visitados da Feira.

Pessoalmente, foi interessante perceber as preferencias locais. Muitos bebiam stouts e porters. Já as IPAs, essas estavam praticamente ausentes, o que acho atípico para uma feira de cervejas artesanais, pelo menos nos padrões brasileiros e americanos. Ao perguntar a um dos cervejeiros qual era a mais lupulada deles, ele respondeu: “- Nenhuma, e não vais encontrar nenhuma muito amarga nessa feira. Chilenos não gostam de lúpulo”. Isso ficou claro pra mim ao provar as 2 únicas IPAs do Festival, uma da “Tronkos”, a primeira cervejaria de Puerto Varas, e a da “Chester Beer” , premiada em concurso nacional. A primeira era bem cítrica e pouco amarga, a segunda já tinha o típico gosto bom de uma IPA artesanal.

Para o meu paladar de amador de IPAs, tripels e trapistas, alguns exemplares realmente se destacaram como a APA da “Chester Beer”, e uma da “Los Bajos” 7% ABV que levava amêndoas após a fermentação.

Alguns estilos foram bem representados, principalmente as porters que estavam agradáveis. Já as trapistas, sem gosto e fracas no álcool, fariam os monges exercitar muito a capacidade de perdão. A maioria das cervejas do festival tinha corpo baixo, lúpulo imperceptível e algumas eram até bem aguadas. Verdade também que algumas estavam mais do que estranhas, com off-flavors claros, principalmente diacetil e aroma de cereais, para mim, um sinal de que os microcervejeiros ainda estão se desenvolvendo no Chile.

O consumo de cerveja nesse festival foi bem alto, todos tinham um copo na mão o tempo todo. O público parecia gostar bastante e deu para perceber que o Chile, como o Brasil, está passando agora pela sua “revolución cervecera” e começa a descobrir os sabores diferentes das cervejas artesanais.

Anúncios

Sobre Luiz Bento

2 comentários em “Festival da Cerveja de Puerto Varas

  1. Pingback: Festival da Cerveja de Puerto Varas | Biologia na Web

  2. Pingback: Festival da Cerveja de Puerto Varas | Biologia na Web

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 13 de novembro de 2013 por em Geral.

Fazemos parte

Atualizações Twitter

wordpress hit counter

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.