Confraria do Lúpulo

Beba com Informação

Tripel caseira x cervejas standards

tripel

Há pouco tempo nos foi solicitada uma cerveja para um casamento. Muitas possibilidades foram levantadas, muitas boas receitas pesquisadas, receitas excêntricas, outras nem tanto. Na hora da escolha, o público foi o fator determinante. Pode parecer óbvio, mas quando nos solicitam algum serviço, temos que observar qual o perfil de quem solicita, e isso nem sempre é observado. Há uma tendência natural de colocar nosso gosto pessoal à frente das preferências de quem consome, como se isso fosse o melhor para todos, muitas vezes com resultados ruins.

Apesar do crescimento do mercado de cervejas especiais, ainda é predominante o gosto nacional pelas cervejas standards, essas enlatadas que chamam de pilsen. Assim, respeitando essa legião de consumidores que pedem cervejas leves (compreensível, pois vivemos num país tropical), foram descartadas as receitas mais radicais. A aposta foi na tripel, que tem perfis de aromas frutados e poderia agradar a um número maior de convidados. Cervejas como as IPAs e stouts, estariam mais distantes das comuns, diminuindo as chances de sucesso.

Como era de esperar, parte das pessoas a considerou “forte”, voltando logo para as standards. Mas, as cervejas especiais sempre conquistam uma fatia do público por onde passam, e logo uma rodinha de festeiros de formou ao redor do open bar, onde estavam sendo servidas. Vimos pessoas pegando uma taça, fazendo sinal positivo com a cabeça e retornando minutos depois para mais uma tacinha. E assim a cerveja se foi.

Receita para 20 litros:

– 5,7 Kg malte Pale Ale Briss

– 0,2 Kg malte Caramelo 10

– 0,5 Kg açucar refinado (adicionar à fervura)

– 50g de lúpulo Saaz (60 min./30 min.)

– 12g de lúpulo Hallertauer Mittelfrueh (60 min./30 min.)

– Fermento Bio 4 Trappist Ale – SY065

Brassagem à 64º C, fervura 90 minutos, fermentação iniciando  à 16ºC por 7 dias e subindo para  22ºC por mais 2 dias. Maturação à frio por 5 semanas.

OG: 1.075
FG: 1.017
IBU: 36
Anúncios

Sobre Flavio Faccini

Designer e produtor de cerveja artesanal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 26 de setembro de 2013 por em Geral e marcado .

Atualizações Twitter

  • A partir da semana que vem um dos nossos confrades vai lançar uma cerveja comercialmente. O que acha de uma... fb.me/80GdWuXpz 1 year ago
  • [Novo post] Aprecia uma cerveja com gosto de madeira? Sabia que podemos envelhecer algumas cervejas e elas podem... fb.me/vqKfTKwt 1 year ago
wordpress hit counter

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.