Confraria do Lúpulo

Beba com Informação

Tem mulher no bar

cerveja_mulher_alemanha

Crédito: Boston Public Library

O mundo dos apreciadores de cerveja é bastante masculino. Basta ir a um bar para constatar isso. Você verá algumas mulheres, mas a maior parte delas vai apenas para acompanhar o parceiro. Além disso, muitas mulheres não bebem e não entendem como um bar pode ser um lugar divertido.

Pois bem, seguindo esse pensamento, recebi a sugestão de escrever um texto sobre o preconceito contra as mulheres no universo cervejeiro. Aceitei o desafio, mas a verdade é que nunca sofri preconceito algum. Nunca me senti excluída ou tive minhas opiniões desacreditadas em nenhuma conversa cujo tema era cerveja.

Temos que pensar agora então porque o consumo de cerveja é mais comum entre os homens do que as mulheres. Segundo pesquisa de 2012, as mulheres consomem 24% das cervejas no Brasil, ou seja, menos de um terço do consumido pelos homens.

A primeira razão para isso pode estar relacionada à percepção do sabor, que é diferente entre homens e mulheres. A nossa biologia feminina, que nos deixa loucas por chocolate em determinadas épocas do mês, faz com que tenhamos uma preferência por sabores doces e uma tendência a evitar sabores amargos. Assim, muitas mulheres optam por não consumir cerveja e sim bebidas mais doces, como alguns vinhos e drinks. Entre as mulheres que apreciam cerveja, alguns estilos menos amargos são os  preferidos, tais como Witbier, Dubbel, Tripel e Belgian Strong Dark Ale.

Uma outra razão para o menor consumo de cerveja entre as mulheres pode estar relacionada à falta de glamour da cerveja. Ainda hoje, o consumo de cerveja pelas mulheres não é visto com bons olhos. Homens e mulheres acreditam que aquelas que bebem não são feitas para namorar, mas sim apenas uma diversão fácil. Isso pode explicar porque o consumo de cerveja entre as mulheres é mais comum naquelas um pouco mais velhas, que já não se importam mais com a visão adolescente machista de que existem as mulheres feitas para casar e mulheres para se divertir.

Neste contexto, temos que avaliar também a quantidade de pessoas que bebem apenas por “obrigação social”, ou seja, para não fazer feio na frente dos amigos.  Nesse grupo, encontram-se aqueles que bebem para ficar bêbados, mas não necessariamente por apreciar a bebida. É o oposto do que eu falei no parágrafo anterior: enquanto existem pessoas que excluem os que bebem, existem também aqueles que bebem para se sentir incluídos. Surge, portanto, uma grande preocupação com o consumo excessivo de álcool na adolescência. Já nessa faixa etária, existem diferenças entre os sexos no que diz respeito aos hábitos etílicos. O percentual de meninas que recebem as bebidas alcoólicas em festas ou através de amigos supera o de meninos, que são, em geral, responsáveis pela compra das bebidas.

Tudo o que foi apresentado aqui serve para mostrar que homens e mulheres têm hábitos diferentes. E isso é influenciado tanto por fatores biológicos quanto comportamentais. O que não devemos é ter preconceitos, nem contra as mulheres nem contra as cervejas.

Anúncios

Sobre Carolina Goulart

Sou formada em Biomedicina, com Mestrado e Doutorado em Biofísica. Sou cientista por formação e escritora por vocação. Atualmente, busco alinhar essas duas paixões.

Um comentário em “Tem mulher no bar

  1. Renata Vasconcelos
    28 de agosto de 2013

    Adorei o texto Carolina!
    Também sou uma grande apreciadora de cervejas e acho bares lugares muito divertidos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 27 de agosto de 2013 por em Geral, Opinião e marcado , , , , .

Atualizações Twitter

  • A partir da semana que vem um dos nossos confrades vai lançar uma cerveja comercialmente. O que acha de uma... fb.me/80GdWuXpz 1 year ago
  • [Novo post] Aprecia uma cerveja com gosto de madeira? Sabia que podemos envelhecer algumas cervejas e elas podem... fb.me/vqKfTKwt 1 year ago
wordpress hit counter

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.