Confraria do Lúpulo

Beba com Informação

Hoje é o dia internacional da cerveja!

dia-internacional-da-cerveja

Com vocês já devem ter percebido os cervejeiros adoram uma data comemorativa. E o motivo para isso é bem óbvio pois é mais uma desculpa para podermos provar cervejas novas! No dia 5 de junho comemoramos o dia da cerveja brasileira, que não passou despercebido aqui na nossa confraria. Foi o dia para provar e mostrar orgulho das cervas brasileiras. Hoje, dia 2 de agosto, a comemoração ganha escala internacional. Desde 2008, toda a primeira sexta-feira de agosto é um dia especial onde cervejeiros do mundo todo comemoram a nova onda mundial de produção de cervejas especiais. O objetivo do evento é unir o mundo em celebração a cerveja, nossa tão querida e muitas vezes desprezada companheira. É o dia internacional da cerveja!

A maneira que os Blogueiros Brasileiros de Cerveja resolveram comemorar (além de tomar uma boa cerveja no final do dia) é pelo compartilhamento do nosso baú cervejeiro. Afinal, saber o que cada um tem em sua geladeira/adega/armário é uma ótima maneira de divulgar a cultura cervejeira. Por isso vou revelar para vocês o que tem lá em casa.

Cerveja caseira artesanal panela

Tento sempre fazer uma divisão justa (talvez devido ao meu TOC), cervejas caseiras na esquerda e cervejas comerciais na direita. Devido a sua importância para alimentação hoje elas ocupam a minha gaveta de legumes, que agora está muito bem povoada com cereais líquidos.  No time das comerciais temos uma Guinness velha de guerra, uma alemã que eu considero minha iniciação cervejeira (Paulaner Hefe-WeissBeer) e duas belgas. A Rochefort 10 é do meu estilo preferido e a Vedett, como uma boa WitBier, é sempre bom ter na geladeira para introduzir um amigo no mundo cervejeiro. No time das caseiras temos a Fake Trigo (uma tentativa de clonar a Schneider Weisse TAP 7), Feno (uma pale ale com adição de feno grego) e uma bem especial chamada MiLu. Fizemos essa Strong Scotch Ale especialmente para a minha festa de 30 anos (que foi conjunta com a minha esposa), e por isso mereceu até um rótulo especial.

Cerveja caseira escura festa

No meu armário aguardando a sua hora de entrar em campo temos uma reserva muito especial. Das 6 que eu trouxe da Bélgica ainda restam três Westvleteren 12, considerada a melhor cerveja do mundo segundo o RateBeer. Como elas são consideradas boas cervejas de guarda, elas ainda permanecerão por um bom tempo na minha reserva.  Além dessas jóias belgas tenho também uma imperial stout americana que será aberta no momento certo. Ainda não provei, mas a Speedway Stout da Alesmith é a top 4 do Ratebeer. Então tenho certeza que não será uma decepção.

Cervejas guarda especiais

Quer conferir o que outros blogueiros de cerveja têm em casa? Então não deixe de visitar a casa deles: AlessandraBruno CoutoDaniel CondeGabriel LucasJoão PauloJota QueirozLeonardo FilomenoLinus de PaoliMarcio BeckMarcus ViníciusNicholas, SérgioFabian, Claudio e Maria.

Sobre Luiz Bento

2 comentários em “Hoje é o dia internacional da cerveja!

  1. Pingback: O dia internacional da cerveja é dia de mostrar a geladeira! #temlaemcasa | Factóide!

  2. João Paulo Lustoza Ferreira
    2 de agosto de 2013

    Um brinde ao Dia Internacional da Cerveja. E que a fonte nunca seque. Cheers!!! #temlaemcasa

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 2 de agosto de 2013 por em Geral.

Atualizações Twitter

  • A partir da semana que vem um dos nossos confrades vai lançar uma cerveja comercialmente. O que acha de uma... fb.me/80GdWuXpz 1 year ago
  • [Novo post] Aprecia uma cerveja com gosto de madeira? Sabia que podemos envelhecer algumas cervejas e elas podem... fb.me/vqKfTKwt 1 year ago
wordpress hit counter

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.