Confraria do Lúpulo

Beba com Informação

Uma luz na produção de cervejas

O LED vem revolucionando o nosso mundo. Tvs, iluminação pública, entre outros, são algumas aplicações desse pequeno dispositivo. Basicamente ele é um diodo semi condutor que quando energizado emite luz.

A utilização luz como estimulante da atividade respiratório de leveduras já é um processo conhecido. Neste contexto, o físico Éverton Estracanholli (USP), começou a estudar esta influência na produção de cervejas. Ele aponta que a luz melhora a passagem de substâncias pela membrana celular da levedura Saccharomyces cerevisiae. Isto é, a luz pode facilitar a entrada de carboidratos (oriundos do malte) e a liberação de CO2 e álcool pela levedura.

Eles patentearam este processo de fermentação para a produção de cerveja (não deixe de dar uma olhada no pedido). Podemos observar a partir do gráfico abaixo que realmente os carboidratos são fermentados mais rapidamente com o uso da luz durante esta etapa da produção de cerveja:

Patente de produção de cerveja usando LED

Patente de produção de cerveja usando LED

Éverton já era um homebreer (produzia sua própria cerveja em casa) e, como sonhado por qualquer um que produz cerveja, abriu sua micro cervejaria em São Carlos: Kirchen.

No vídeo abaixo, ele comenta melhor esse processo:

Além dessa aceleração do metabolismo, Éverton também desenvolveu no seu doutorado um método de monitoramento em tempo real do álcool e carboidratos. Além de, claro, ser usado na produção de cerveja, ele também pode ser usado na produção de etanol combustível.

Assim, só confirmamos que a utilização da luz em processos industriais biológicos só tem a crescer. E ficamos bastante alegres sabendo que o brasileiro está na ponta disso tudo preza pela produção caseira de cerveja. Boa sorte ao doutor!

Fonte: Revista Fapesp

Anúncios

Sobre Breno Souza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 30 de maio de 2013 por em Ciência e marcado , , , , .

Atualizações Twitter

  • A partir da semana que vem um dos nossos confrades vai lançar uma cerveja comercialmente. O que acha de uma... fb.me/80GdWuXpz 1 year ago
  • [Novo post] Aprecia uma cerveja com gosto de madeira? Sabia que podemos envelhecer algumas cervejas e elas podem... fb.me/vqKfTKwt 1 year ago
wordpress hit counter

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.