Confraria do Lúpulo

Beba com Informação

Lata ou garrafa?

Você tem preconceito com latinhas? Crédito: Steve Jurvetson

Você tem preconceito com latinhas? Crédito: Steve Jurvetson

Essa pergunta parecia não afetar o mercado de cervejas especiais, principalmente devido ao aspecto financeiro. Isso porque as máquinas necessárias para colocar o líquido sagrado em latas eram bem mais caras quando comparadas com a tecnologia para engarrafar. Por isso só eram viáveis para os grandes produtores que normalmente colocam na lata um líquido insípido, inodoro e com uma leve coloração.

Mas hoje em dia com o avanço da tecnologia parece que os tempos mudaram, como informa a reportagem do site Business Insider. Cada vez mais vemos adeptos do mundo das cervejas especiais usarem o alumínio ao invés do vidro, principalmente por três motivos:

  • Sabor: o alumínio bloqueia 100% dos raios UV que podem causar alteração no sabor e cheiro da cerveja (garrafas não bloqueiam tudo, principalmente as claras), além de remover o contato com o ar que pode oxidar a bebida;
  • Financeiro/ambiental: latas são mais econômicas para produzir, reciclar e transportar;
  • Presença: latas podem ir para lugares onde garrafas não podem (aviões, eventos esportivos, praias, etc).

Mesmo com todas essas vantagens (a parte ambiental é discutível), a maior parte do público que consome cervejas especiais tem certa desconfiança quando a bebida está dentro de um recipiente de alumínio. Alguns dizem que sentem diferença direta no sabor (causada talvez pelo revestimento interno das latas como no caso de refrigerantes) outros reclamam que sentem menos cheiro ou que a espuma seria menos persistente.

Será que pequenas mudanças no design da lata poderiam fazer diferença? É o que a cervejaria americana Sly Fox tentou com a sua lata com “tampa 360” (foto abaixo) e a Samuel Adams com uma pequena alteração na boca da lata. O foco das duas cervejarias é aumentar o contato da bebida com a boca, aumentar o fluxo de cheiros (principalmente do lúpulo) e melhorar a formação da espuma.

lata-cerveja-abertura-tampa-360

Nova lata da cervejaria americana Sly Fox

E para você, cerveja é melhor em lata ou garrafa? Guarde o seu preconceito e faça o teste! Mas lembre que o teste deve ser com o mesmo produto, não vale comparar uma Standard American Lager enlatada com Westveletern em  garrafa! Uma boa comparação direta foi feita pelo The Brew Site e a lata ficou com alguns pontos na frente.

Anúncios

Sobre Luiz Bento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 8 de maio de 2013 por em Ciência, Geral e marcado , , , , , , .

Fazemos parte

Atualizações Twitter

wordpress hit counter

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.