Confraria do Lúpulo

Beba com Informação

Enquanto isso, no mercado cervejeiro da Alemanha…

Diferentemente do mercado de cervejas especiais brasileiro descrito pelo Flavio no post “Céu de brigadeiro“, parece que o mercado da tradicional escola alemã  não vai tão bem das pernas. O país que há pouco tempo atrás se encontrava no topo do ranking mundial de consumo de cerveja por habitante agora amarga apenas um terceiro lugar, atrás da República Tcheca e Áustria. Em 1976 cada alemão consumia 151 litros de cerveja por ano, mas agora em 2012 esse consumo caiu para 107. Motivo para desespero? Não acredito, mas com certeza uma luz amarela foi acesa para os grandes produtores da nossa querida bebida.

No Brasil, os números do consumo de cerveja considerando-se as grandes marcas também não está muito animador. Independente do motivo (crise financeira mundial, lei seca ou aumentos dos impostos), tanto no Brasil quanto na Alemanha parece que o salvador da lavoura de malte é sem dúvidas o mercado das cervejas especiais. Nesse tipo de mercado, o que importa não é a quantidade de litros consumida por habitante por ano, mas a maior quantidade de pessoas interessadas em gastarem mais para beber menos e com mais qualidade. Isso se conquista com um produto diferenciado e com disseminação da cultura cervejeira.

Mais informações sobre a queda do consumo de cerveja e o mercado de cervejas especiais na Alemanha na ótima reportagem do Deutch Welle.

Anúncios

Sobre Luiz Bento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 29 de abril de 2013 por em Mercado e marcado , , , , , .

Atualizações Twitter

  • A partir da semana que vem um dos nossos confrades vai lançar uma cerveja comercialmente. O que acha de uma... fb.me/80GdWuXpz 1 year ago
  • [Novo post] Aprecia uma cerveja com gosto de madeira? Sabia que podemos envelhecer algumas cervejas e elas podem... fb.me/vqKfTKwt 1 year ago
wordpress hit counter

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.