Confraria do Lúpulo

Beba com Informação

A dose certa

1152455_36616515

Uma das frases mais conhecidas é: beba com moderação. No entanto, muitos não sabem exatamente o que é moderação e como calcular a dose certa de cerveja. Neste post, além a aprender a calcular as doses corretas, você vai aprender a tirar proveito delas.

Estudos indicam que o consumo leve/moderado de álcool diminui o risco de doença coronária e acidente vascular cerebral em pessoas saudáveis não fumantes, sendo excluídas da lista de beneficiados os diabéticos, os hipertensos, as gestantes, os motoristas, os que fazem uso de medicamentos e os menores de 18 anos. A quantidade aceitável de álcool para homens é de 2 doses e para mulheres 1 dose, com um limite de 3 doses para homens e 2 doses para mulheres.

Assim, sendo a dose definida em 10g de álcool puro, deixemos o copo na mesa por um momento para uma reflexão: uma latinha de Brahma tem a seguinte dosagem: 350ml de cerveja dos quais 5 %, ou seja 17,5 ml, são de álcool. A quantidade de álcool puro, em gramas, é obtido multiplicando-se a quantidade de álcool em ml por 0,8. Isso quer dizer que 17,5ml x 0,8 = 14 g de álcool puro. Assim, duas latas de cerveja Brahma ainda estão dentro das duas doses aceitas. No entanto, nossa carta de cervejas vai muito além das pilsens comuns nacionais e ao aplicarmos este cálculo às cervejas especiais, poderemos ter algumas surpresas. Uma Rochefort 10, por exemplo, tem apenas 330 ml, porém com 11,3% de álcool. Seguindo os cálculos, serão 37,29 ml de álcool que nos darão 29,8 g de álcool puro, batendo no teto do limite estabelecido e não sendo recomendada outra rodada da famosa trapista. Quando as garrafas são fornecidas apenas em tamanho 600ml, a situação se agrava. Repetindo o procedimento com uma Baden Baden Stout, teremos: 600 ml dos quais 7,5%, ou seja 45ml, são de álcool. Calculando 45 ml x 0,8 teremos 36g de álcool puro em uma garrafa, superando o limite diário sugerido. A solução para o problema? Convide um amigo para dividir suas cervejas. Assim você estará cuidando da sua saúde, bebendo uma boa cervejinha, promovendo a diversidade de sabores, praticando o altruísmo e ganhando pontos importantes entre seus amigos.

Cálculos à parte, não podemos deixar de lado a boa velha ferramenta de análise de risco: o bom senso. Como o corpo humano não é o mesmo para todos, os números variam de uma pessoa para a outra, produzindo, assim, resultados diferentes em relação aos efeitos do álcool. Encontre seu equilíbrio, aplique os cálculos e aprecie com moderação.

Anúncios

Sobre Flavio Faccini

Designer e produtor de cerveja artesanal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 24 de abril de 2013 por em Geral e marcado , , , , .

Atualizações Twitter

  • A partir da semana que vem um dos nossos confrades vai lançar uma cerveja comercialmente. O que acha de uma... fb.me/80GdWuXpz 1 year ago
  • [Novo post] Aprecia uma cerveja com gosto de madeira? Sabia que podemos envelhecer algumas cervejas e elas podem... fb.me/vqKfTKwt 1 year ago
wordpress hit counter

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.