Confraria do Lúpulo

Beba com Informação

Céu de Brigadeiro

567605_44363860

Podem ficar tranqüilos. O mercado de cervejas especiais no Brasil está em franco crescimento. Foi-se o tempo em que a compra de cerveja se limitava às famosas e levíssimas pilsens nacionais, desestimulando até a leitura dos rótulos, uma vez que já se sabia que não haveria grandes diferenças. Hoje, é possível gastar algum tempo diante das prateleiras de um supermercado, procurando uma cerveja diferente para apreciar.

A consolidação da região sul de Minas Gerais, que já produz cerca de 1 milhão de litros de cerveja por mês e prevê dobrar esse volume em 2 anos, como um dos maiores pólos de produção de cervejas especiais do país, ao lado de cidades já conhecidas dos apreciadores, como Joinville e Blumenau e a previsão da CervBrasil, segundo o jornal O Globo, de dobrar em cinco anos o volume total de cervejas especiais (incluindo importadas e cervejas tipo Premium) de 5% para 10% das cervejas disponíveis no mercado, são notícias que elevam o espírito dos “garimpeiros” ao otimismo em relação ao futuro. Recentemente, no Rio de Janeiro, foi inaugurado o Botto Bar, com suas 20 torneiras de chopp para todos os gostos e estilos. Cursos de produção de cervejas artesanais surgem pelas cidades, trazendo também ao mercado os fornecedores de insumos, que já começam a criar concorrência entre si.

Fatos como estes, mostram que, além de crescer, o mercado está mudando e ganhando qualidade. Em quantidade, somos os terceiros em volume de produção no mundo com 13 bilhões de litros, atrás apenas da China e Estados Unidos. Certamente ainda há uma longa caminhada para deixar o Brasil em posição de destaque, mas chega o momento de equilibrar a balança trocando definitivamente o “beba com moderação” por “aprecie com moderação”, onde o verbo apreciar seja cada vez mais valorizado.

Anúncios

Sobre Flavio Faccini

Designer e produtor de cerveja artesanal.

3 comentários em “Céu de Brigadeiro

  1. Pingback: Enquanto isso, no mercado cervejeiro da Alemanha… | Confraria do Lúpulo

  2. Brigadeiro Gourmet Porto Alegre
    4 de julho de 2014

    Parabéns pelo post, equipe brigadeiro porto alegre, Atelier Là Piu Bella Donna

  3. Cupcakes
    13 de setembro de 2014

    Muito proveitoso, adoramos!
    obrigado por compartilhar conosco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 22 de abril de 2013 por em Mercado e marcado , .

Atualizações Twitter

  • A partir da semana que vem um dos nossos confrades vai lançar uma cerveja comercialmente. O que acha de uma... fb.me/80GdWuXpz 1 year ago
  • [Novo post] Aprecia uma cerveja com gosto de madeira? Sabia que podemos envelhecer algumas cervejas e elas podem... fb.me/vqKfTKwt 1 year ago
wordpress hit counter

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.