Confraria do Lúpulo

Beba com Informação

A partir de agora…cervejas!

beer

Está escrito no código de Hamurabi: quem não seguir critérios definidos para a fabricação da cerveja, será condenado à morte. Há quase 2000 anos A.C, na Mesopotâmia, uma das 282 leis gravadas em pedra já dava a sentença a quem saísse da linha. Nesta época, a deusa Ninkasi, dos sumérios, já protegia a bebida há milhares de anos e, pouco tempo depois, teve que proteger o faraó Ramsés III, que, segundo dizem, entornava uma boa cervejinha pelo Egito antigo.

Eis a cerveja! Uma bebida historicamente obtida da simples fermentação de cereais, plantas, frutas e o que mais brotasse pelo caminho dos mais antigos povos de que se tem notícia. Algo extremamente poderoso e, ao mesmo tempo, acessível a muitos, era consumida em diversas situações diferentes, seja em cerimônias religiosas ou casualmente, nas altas classes sociais ou entre os mais simples. Chegou até nós e virou até sorvete!

Ao longo do tempo, assumiu as mais diversas cores, indo do preto denso das stouts ao dourado límpido das pilsens. Obteve graduações alcoólicas, complexidades de sabor e aroma comparados aos dos grandes vinhos, enfrentando o império de Baco com bravura. Recebeu todos os tipos de adjuntos em suas receitas: grãos, mel, frutas, lacas de madeiras nobres ou não tão nobres. Fez chorar, mas acredito eu, fez mais gente rir. Separou alguns, mas também juntou outros tantos. Esta sagrada senhora, que merece respeito, é a grande bebida do mundo, e é sobre ela que vamos falar.

Fontes: Wikipedia e Cerveja/Arno Muller – Ed. Ulbra

Anúncios

Sobre Flavio Faccini

Designer e produtor de cerveja artesanal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 17 de abril de 2013 por em Geral.

Navegação

Atualizações Twitter

  • A partir da semana que vem um dos nossos confrades vai lançar uma cerveja comercialmente. O que acha de uma... fb.me/80GdWuXpz 1 year ago
  • [Novo post] Aprecia uma cerveja com gosto de madeira? Sabia que podemos envelhecer algumas cervejas e elas podem... fb.me/vqKfTKwt 1 year ago
wordpress hit counter

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.